O dispositivo, inclusive, já é vendido por uma startup de Hong Kong, a Vidi Labs. Saiba mais sobre o aparelho criado em 2020.
Como é o dispositivo que funciona como um olho inteligente
O aparelho surgiu em 2020 durante a pandemia, informa o diretor do Vidi Labs, Turzo Bose;
A inspiração surgiu durante o período de distanciamento social, quando seu avô com deficiência visual não tinha ninguém por perto para descrever coisas que estavam ao seu redor nas ruas;
A ideia era criar um dispositivo capaz de realizar esse trabalho;
O resultado é o Seekr. Um gagdet do tamanho de uma caixa de fósforos que pode ser preso à roupa do usuário ou segurado na mão;
Ele é equipado basicamente com uma câmera de detecção de profundidade, microprocessador, bateria e módulo Bluetooth;
O dispositivo é pareado com um aplicativo para iOS/Android no celular do usuário, que, por sua vez, usa uma voz por meio de um fone de ouvido Bluetooth para dizer o que está ao redor.
Dispositivo equipado com uma câmera de detecção de profundidade já é comercializado na China. (Imagem: Divulgação)
Os usuários podem alternar entre diferentes modos de operação baseados em IA, todos ativados pressionando um botão no Seekr para capturar uma imagem. O modo “Scene”, por exemplo, descreve de forma mais básica uma cena na frente do usuário.
O modo “Depth”, por outro lado, guia a mão do usuário até um item que ele está tentando agarrar. O modo “Supermarket” consegue identificar o tipo de produto fotografado (pão, maçãs, etc.), e o modo “Text” lê texto em placas, embalagens, menus, etc.
Quanto custa?
O dispositivo pode ser encomendado atualmente pelo site Seekr e custa o equivalente a US$ 770 (cerca de R$ 4.630 na cotação atual).
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.